Você sabe a origem da Black Friday?

A data mais esperada do ano para comprar coisas com preços bem abaixo do mercado é muito mais popular nos EUA do que aqui no Brasil. Você sabe da onde surgiu esse evento?

Embora possa parecer, ela só foi se tornar o maior dia de compras em 2001, pois por muitos anos os americanos ganharam a fama de serem procrastinadores, e não de adorarem liquidações. Lá nos EUA, a Black Friday funciona muito bem porque ela acontece após o maior período de vendas, que é o dia de Ação de Graças ou Thanksgiving, que ocorre no dia anterior. O que sobra do estoque é liquidado a preços muito baixos.

O nome Black Friday (sexta-feira negra) se originou das crises na Bolsa de Valores. No começo, esse termo tinha uma conotação bem negativa, já que a palavra ‘negro’ sempre foi usada durante muitos séculos para falar sobre diversas calamidades (peste negra, por exemplo).

No Brasil a ideia foi usada, mas o significado é diferente, embora o objetivo seja o mesmo: vender mais barato. Sabemos que há situações em que as lojas não cumprem esse combinado e aumentam os preços um pouco antes para depois vender ‘mais barato’.

Agora a Black Friday já se espalhou pelo mundo e se tornou de extrema importância para o comércio. No Brasil também há diversos termos originados dela, como Black Week, Blue Week e também a Best Week, a ‘Black Friday’ do The Fools.

Postado em 24 de Nov de 2021.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais