Você sabe a origem da Black Friday?

A data mais esperada do ano para comprar coisas com preços bem abaixo do mercado é muito mais popular nos EUA do que aqui no Brasil. Você sabe da onde surgiu esse evento?

Embora possa parecer, ela só foi se tornar o maior dia de compras em 2001, pois por muitos anos os americanos ganharam a fama de serem procrastinadores, e não de adorarem liquidações. Lá nos EUA, a Black Friday funciona muito bem porque ela acontece após o maior período de vendas, que é o dia de Ação de Graças ou Thanksgiving, que ocorre no dia anterior. O que sobra do estoque é liquidado a preços muito baixos.

O nome Black Friday (sexta-feira negra) se originou das crises na Bolsa de Valores. No começo, esse termo tinha uma conotação bem negativa, já que a palavra ‘negro’ sempre foi usada durante muitos séculos para falar sobre diversas calamidades (peste negra, por exemplo).

No Brasil a ideia foi usada, mas o significado é diferente, embora o objetivo seja o mesmo: vender mais barato. Sabemos que há situações em que as lojas não cumprem esse combinado e aumentam os preços um pouco antes para depois vender ‘mais barato’.

Agora a Black Friday já se espalhou pelo mundo e se tornou de extrema importância para o comércio. No Brasil também há diversos termos originados dela, como Black Week, Blue Week e também a Best Week, a ‘Black Friday’ do The Fools.