Uma Árvore Genealógica da Linguagem

Uma visão abrangente das línguas nórdicas em suas antigas famílias de idiomas.

Os lingüistas têm freqüentemente usado árvores e galhos como metáforas para explicar e mapear as conexões entre grupos linguísticos. Minna Sundberg, desenhista da Stand Still, ilustrou o mapa das relações entre as línguas indo-européias e urálicas. Ela queria mostrar como o sueco, o dinamarquês, o norueguês e o islandês estavam intimamente relacionados, e como o finlandês vinha de raízes lingüísticas distintas. Os tamanhos dos ramos representam os falantes nativos gravados antes do ano 0.

Apesar de estar perto geograficamente, a árvore destaca as origens linguísticas distintas do finlandês de outras línguas na Escandinávia. O finlandês pertence à família da língua urálica e compartilha raízes com algumas línguas indígenas na Escandinávia, como Sami.

O braço europeu da árvore se divide em ramos eslavos, romances e germânicos. Aqui você pode ver a relação entre diferentes idiomas eslavos. Você também pode ver alguns dos idiomas mais antigos da Grã-Bretanha agrupados.

O tamanho das folhas nas árvores destina-se a indicar - aproximadamente - quantas pessoas falam cada idioma. Mostra o tamanho relativo do inglês, assim como suas raízes germânicas.

O lado esquerdo da árvore mapeia as línguas indo-iranianas. Ele mostra as conexões entre hindi e urdu, bem como algumas línguas regionais indianos, como Rajasthani e Gujarati.

Uma curiosidade interessante: a língua do País Basco, que não é encontrada nessa imagem, é considerada uma língua isolada, cujas origens não são pareadas com a de nenhuma outra língua.

ILUSTRAÇÃO COMPLETA POR MINNA SUNDBERG


Postado em 01 de Mar de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais