"Think Outside the Box" (Pense Fora da Caixa)

"Pense fora da caixa" é uma expressão comum que significa pensar de maneira criativa e inovadora, fugindo das abordagens convencionais. Essa frase nos encoraja a explorar novas perspectivas, soluções e possibilidades além dos limites tradicionais.

Ao desafiar as ideias preconcebidas e os padrões estabelecidos, podemos encontrar soluções únicas e diferentes para os problemas. Pensar fora da caixa requer flexibilidade mental e a disposição de abandonar o pensamento restrito.

Quando nos permitimos pensar de maneira não convencional, expandimos nossos horizontes e abrimos espaço para a criatividade florescer. É através desse tipo de pensamento que grandes inovações e descobertas são feitas.

Portanto, lembre-se sempre de pensar fora da caixa, buscando novas perspectivas, desafiando o status quo e explorando possibilidades inexploradas. Afinal, é assim que o progresso e o avanço ocorrem.

1- Pergunte a uma criança o que ela faria

Com suas imaginações vívidas, as crianças são naturalmente inovadoras.

2- Simplifique

Se você acha que seu problema é muito complexo para uma criança entender, dedique algum tempo para descobrir como explicá-lo de forma simples. Richard Feynman, o falecido laureado do Nobel em física, é atribuído à frase: "Se você não consegue explicar para uma criança de seis anos, é porque você não entende realmente". Às vezes, o simples ato de descobrir como explicar um problema complexo em termos simples resulta em uma solução inovadora.

3- Pergunte "O que eu faria de forma diferente se estivesse começando do zero?"

A rotina é inimiga do pensamento inovador, assim como o precedente. Às vezes, lutamos para nos afastar da forma como sempre fizemos as coisas. Imaginar uma lousa limpa pode ajudá-lo a mudar de perspectiva e pensar fora da caixa.

4- Pergunte por quê

A maioria das objeções que enfrentamos - seja da gestão, dos colegas ou de nossos próprios cérebros - vem com uma frase simples: "Sempre fizemos assim". Estamos programados para resistir à mudança, especialmente quando o que temos feito tem funcionado razoavelmente bem. Quando a rotina é o obstáculo, o "por quê" é o aríete. Perguntar "Mas por que sempre fizemos assim?" pode revelar falhas e abrir caminho para a criatividade.

5- Exercite seus músculos cerebrais

A Psychology Today sugere alguns exercícios surpreendentes que podem desbloquear seu cérebro quando você está tentando pensar de forma inovadora.

Ordene alfabeticamente as letras das palavras. Pegue qualquer palavra (uma que você esteja lendo ou apenas pensando) e ordene as letras alfabeticamente. Por exemplo, a palavra C-É-R-E-B-R-O se tornaria B-C-E-E-O-R-R. O que torna essa ginástica mental tão incrível para o seu cérebro é que você é forçado a usar todas as informações - todas as letras - e reorganizá-las completamente em sua mente. Experimente fazer isso por cinco minutos por dia, três dias por semana. Aumente a quantidade de letras nas palavras que você está ordenando alfabeticamente conforme ganha mais habilidade. Elimine a letra E. Desafie seus amigos a usar palavras em conversas que não contenham a letra E (a vogal mais usada na língua inglesa). É um ótimo exercício que o fará pensar em novas direções. Some uma série de números de um dígito em sua cabeça... rápido! Quanto é 8+6+9+3+2+4+7?

6- Faça um curso

Aprender algo novo pode ajudá-lo a olhar para as coisas que você já sabe fazer de um ângulo completamente diferente.

7- Escreva livremente

Escrever livremente é o ato de escolher um tópico, definir um temporizador por um curto período de tempo e escrever o mais rápido possível, sem parar para editar. É melhor fazer isso com uma caneta e papel, em vez de usar um computador. O temporizador cria uma pressão para continuar escrevendo, forçando seu cérebro a pensar de forma criativa em vez de convencional.

8- Desenhe um quadro

Você não precisa saber desenhar, apenas pegue as ferramentas que tiver à mão (até mesmo giz de cera!) e explore uma parte completamente diferente do seu cérebro. Isso pode libertar seus pensamentos.

9- Mapa mental

Escreva uma palavra ou frase. Desenhe um círculo em torno dela. Desenhe um ramo e uma palavra ou frase relacionada. Circule isso. Repita. Essa prática desbloqueia ideias.

10- Dê uma caminhada

Um estudo da Universidade de Stanford revelou que caminhar libera sua criatividade tanto durante a caminhada quanto por um curto período depois. Experimente!

Fonte: https://www.grammarly.com/blog/think-outside-the-box/

Postado em 14 de Jul de 2023.

Compartilhe:


Receba novidades