Saudações ao redor do mundo

No blog de hoje, iremos mostrar 7 maneiras de dizer "olá" em diferentes lugares do mundo. O mais interessante é que em algumas culturas, essas saudações não exigem nenhum tipo de toque.

Em muitos países ocidentais, um aperto de mão é considerado uma saudação comum ao conhecer estranhos ou iniciar reuniões de negócios. Mas em outros lugares do mundo, nem tanto. Dedicar um tempo para aprender como os locais se encontram e se cumprimentam é o primeiro passo para fazer uma conexão significativa, não importa onde você esteja.

De toque de narizes no Catar à reverência no Japão, aqui estão 7 maneiras como as pessoas se cumprimentam em diferentes países e culturas.

1. Mostrando a língua

Tibete

Essa saudação começou com monges, que mostravam a língua para mostrar que vieram em paz - e não eram a reencarnação de um rei cruel do século IX chamado Lang Darma, que era conhecido por ter uma língua negra. Não precisamos dizer que a saudação pegou, né?

2. Encostando os narizes

Catar, Iêmen, Omã, Emirados Árabes

Que fazer um contato comercial? Esqueça apertar as mãos! Em vez disso, bora dar uma batidinha de nariz com nariz.

3. Beijando no ar, na bochecha

França, Itália, Espanha, Portugal, América Latina, Ucrânia e Québec, Canadá

Na Argentina, Chile, Peru, México, São Paulo (Brasil) e Colômbia, 1 “air kiss” é padrão, enquanto na Espanha, Portugal, Paraguai, Itália e cidades como Paris e Québec são 2. Na Rússia e na Ucrânia, 3 é a norma e, em algumas partes da França, chega a 4 beijos no ar em bochechas alternadas!

4. Esfregando narizes (e às vezes testas)

Nova Zelândia

Se beijos no ar soam íntimos demais para o seu gosto, experimente “hongi” para ver o tamanho. Essa pressão da testa e do nariz é o que os indígenas Māori da Nova Zelândia chamam de "compartilhar a respiração". A saudação significa as boas-vindas sagradas de um visitante na cultura Māori e é usada em pōwhiri (cerimônias de boas-vindas Māori) - embora a honra exija um convite e não seja estendida a todos.

5. Batendo palmas

Zimbabwe e Moçambique

No Zimbábue, o bater de palmas ocorre após as pessoas tremerem em um estilo de chamada e resposta - a primeira pessoa bate palmas uma vez e a segunda duas vezes, em resposta. Os homens batem palmas com os dedos e as palmas alinhados, e as mulheres com as mãos em ângulo. No norte de Moçambique, as pessoas também batem palmas, mas três vezes antes de dizerem “moni” (alô).

6. Colocando a mão no coração

Malásia

É muito formal, mas esta saudação tradicional da Malásia tem um sentimento particularmente adorável por trás disso. Pegue as mãos da pessoa oposta levemente nas suas. Em seguida, solte as mãos da outra pessoa e traga suas próprias mãos ao peito e acene levemente com a cabeça para simbolizar boa vontade e um coração aberto.

7. Curvando-se (fazendo uma reverência)

Camboja, Laos, Tailândia e Japão

A questão aqui não é apenas fazer uma reverência, é como fazê-la. No Camboja, Laos e Tailândia, pressione as palmas das mãos juntas em uma posição de oração apontando para cima, na altura do coração ou mais, depois incline a cabeça ligeiramente para frente para fazer uma reverência.

Na Tailândia, fazer uma reverência é conhecido como “wai”, e quanto mais alto você coloca suas mãos, mais respeito você demonstra. No Japão, por outro lado, uma reverência mais profunda indica um nível mais alto de respeito (90 graus é o máximo) e mãos de oração não são usadas. Os homens se curvam com as mãos ao lado do corpo e as mulheres com as mãos nas coxas. Entre as gerações mais jovens, uma inclinação de cabeça (como um aceno de cabeça, mas mais pronunciada) está se tornando a nova norma.

Gostou desse artigo? Dá uma olhada no nosso post sobre quanto custa uma garrafa de água ao redor do mundo. E, se você gosta de conhecer com novas culturas, você precisa conferir a Online Community do The Fools. Ela conta com pessoas de mais de 12 países que compartilham conteúdos em inglês e interagem com você diariamente.

Postado em 15 de Sep de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais