Por que o mate se chama assim?

¿POR QUÉ EL MATE SE LLAMA ASÍ?

Quando os conquistadores chegaram à estas terras, notaram que os nativos praticavam o ritual de juntar-se e beber um infusão que os índios guaranis chamavam de "caiguá".

Essa expressão deriva dos vocábulos guaranis "káa" (erva), "y" (água) y "gua" (procedência), o que se pode traduzir em "água de erva"

A expressão "mate" nasce do vocábulo quechua "matí", que significa abóbora, que era onde se preparava o mate. O mesmo era tomado através de um pequeno bambu, chamado "tacuapí", utilizado como a bomba. No extremo do tacuarí se colocava uma semente que fazia o papel de filtro.

Assim, os conquistadores denominaram 'mate' a essa forma de infusão elaborada a partir da erva ilex paraguayensis. Eles acreditavam que era uma 'erva do demonio' por desconhecer sua prática.

Diziam que era bebida de preguiçosos, já que os nativos se dedicavam várias horas por dia à esse ritual.

A erva mate tem o seu sabor amargo por conta do tanino presente em suas folhas, por isso existem aqueles que gostam de adoçá-lo um pouco (especialmente para crianças). A espuma que se forma ao servir é causada pelos glicosídeos.

O mate é muito mais que uma bebida. É uma tradição que vence os costumes isolacionistas do criolo e 'emparelha' as classes sociais....Através do tempo, foi o mate quem fez a roda de amigos, e não a roda de amigos que fez o mate. Também é um símbolo para todo aquele que se afasta de seu país natal (Argentina, Paraguay, Uruguay, Chile e Brasil) e encontra nele uma lembrança e uma conexão com a sua terra!

.

Dias 6 a 8 de Dezembro acontece mais uma edição da nossa incrível...Imersão em Espanhol! Vem tomar um mate comigo :)


Postado em 18 de Oct de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

As letras mais comuns em cada idioma

Você sabe qual é a letra mais comum em inglês?

Ler mais

Quantos países falam Espanhol?

Saiba mais sobre o segundo idioma mais falado no Mundo...

Ler mais