O Que Você Sabe Sobre o Halloween?

É Halloween!

E, como aprender inglês também significa aprender sobre a cultura dos países que usam essa língua e a sua gente, vamos falar sobre essa festa que, cada vez mais, é celebrada aqui no Brasil! :D

Nos últimos 15 anos, o Halloween tem entrado com força na nossa cultura. Uns torcem o nariz, outros acham bacana. Eu sou do time dos que acham bacana! Mesmo porque, se fôssemos filtrar da nossa cultura tudo o que veio de fora, ficaríamos somente com 2 ou 3 eventos, pois até o Natal, a Páscoa, e a maioria dos feriados ou datas que celebramos vêm de outros países. E com o Halloween não é diferente.

Mas qual a origem do Halloween?

Primeiro vamos à palavra!

Halloween origina-se da expressão escocesa All Hallow’s Evening, ou Noite Véspera do Dia de Todos os Santos, por isso que também é conhecido por Allhalloween, All Hallows’ Eve, ou All Saints’ Eve. Então, resumindo a coisa toda: a palavra Halloween significa Noite Sagrada! Quem diria? Isso porque, de acordo com estudiosos, o All Hallows’ Eve tornou-se um evento cristão com influência celta pagã e seus festivais de colheita.

Mas originalmente, a celebração tinha a ver com as tradições dos que habitavam a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre 600 a.C. e 800 d.C. e não tinha nada a ver com bruxas ou bruxaria. Tratava-se de um festival do calendário celta da Irlanda, chamado de Samhain, que era celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro, marcando o final do verão. Somente depois que a Igreja Católica pegou a data para colocar a celebração do Dia de Todos os Santos.

Hoje, o Halloween é um evento grandioso, nos EUA. Quando estive lá pela primeira vez na segunda metade dos anos 90, fiquei impressionado com a dimensão que ele toma. Abóboras com carinha, chamadas de Jack-o’Lantern, tomam conta da paisagem em outubro assim como as árvores de Natal o fazem em dezembro. Nas ruas, em frente às casas, dentro de empresas, nos aeroportos, tudo é lugar para te lembrar que o Halloween está chegando.

No dia 31 de outubro, pessoas saem às ruas e, muitas vezes, vão trabalhar fantasiados de monstro, de bruxa, ou de qualquer coisa engraçada pra entrar no espírito.

À noite, crianças vestidas de monstrinhos batem às portas das casas com um saquinho gritando TRICK OR TREAT? (doces ou travessuras?) e aí as pessoas distribuem balinhas e doces a elas para evitar que as travessuras aconteçam.

Não sei vocês, mas eu adoraria ser criança num lugar que leva o Halloween a sério dessa forma! :D

.

That’s it for now! See you next time!


Postado em 30 de Oct de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais