O que é o Saint Patrick's Day?

No Saint Patrick's Day ou, em português, Dia de São Patrício se comemora o santo que é o padroeiro da Irlanda. O país, também conhecido como Ilha Esmeralda, pelas planícies e cenários verdes de tirar o fôlego, se reúne em festa.

Os festejos na Irlanda acontecem com uma parada e desfile, com alguns carros alegóricos e grupos performáticos. A parada oficial passa pelas principais ruas de Dublin e, em todas as cidades do país pubs e ruas lotam de pessoas festejando.

Um fato interessante é que na Irlanda, diferente do Brasil, não se consomem cervejas verdes. Lá, as pessoas bebem as bebidas normais mesmo. Em especial a Guinnes, cerveja típica Irlandesa!

Quem é São Patrício?

Saint Patrick foi para a Irlanda, direto da Grã-Bretanha, para levar o cristianismo para a Irlanda, em sua grande parte pagã. Ele catequizou e espalhou a palavra Cristão por 30 anos, ficando famoso no país.

O mito das cobras

Há uma lenda que São Patrício teria mandado embora todas as cobras da Irlanda. Apesar de nunca ter existido registros de cobras na ilha, muitos crêem que essa é uma referência às catequizações que teriam banido o "mal" (simbolizado pela serpente pela religião Cristã) das terras Irlandesas.

Por que o verde?

Diz-se que Saint Patrick usava um trevo (shamrock) na sua vestimenta, o trevo buscava unir os significados das cruzes das crenças pagã e a cristã, fazendo mais fácil assim o seu contato com essas comunidades. Por esse trevo que ele carregava, e que se tornou sua marca registrada. Se tornou comum o uso do verde nas roupas ao comemorar o Saint Patrick's Day!

Claro, não podemos esquecer que a Irlanda já é conhecida como Ilha Esmeralda por suas paisagens. O que também pode influenciar nessa escolha.

Eaí, gostou? Você iria para a Irlanda?

Postado em 18 de Mar de 2021.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais