I'm here for you - o dia da mulher e as lutas femininas

Estou aqui e quero compreender a tua luta.

Lutar é um ato que nem sempre exige sangue e violência. Lutar também pode ser enfrentar obstáculos diários, exigir respeito constante, exercer a liberdade. A luta se transforma a cada século, a cada ano. Ela nunca para.

No século passado, mulheres lutavam por condições adequadas de trabalho, pelo direito ao voto, por poder sair na rua sozinhas. Um movimento intenso, que uniu mulheres ao redor do mundo, propondo a criação do Dia Internacional da Mulher. Na época, em 1910, a data 8 de março ainda não tinha sido estipulada. Foi em 1917, na Rússia, no dia 8 de março daquele ano, quando mulheres trabalhadoras do setor de tecelagem entraram em greve reivindicando a ajuda dos operários da metalurgia, que a data entrou para a história.

Após a Segunda Guerra Mundial, a data começou a ganhar cada vez mais importância, mas foi apenas a partir de 1960 que as comemorações se tornaram uma tradição. Quinze anos depois, em 1975, o dia 8 de março foi oficializado como Dia Internacional da Mulher pela Organização das Nações Unidas (ONU), como uma ação voltada ao combate das desigualdades e discriminação de gênero em todo o mundo.

E, atualmente, quais são as nossas lutas? Cada mulher possui suas próprias batalhas, também se unindo a várias causas coletivas. E lembrar de cada uma delas é dever de quem segue ao nosso lado, todos os dias! O Dia Internacional da Mulher deve ser um momento de sair às ruas, unidas, de mostrar ao mundo que estamos atuando na desconstrução de padrões, nos outros e em nós mesmas. Pois, se queremos uma transformação da sociedade é necessário uma mudança gradual de comportamento. Também é dia de comemorar nossas conquistas, que não devem ser esquecidas nunca, e agradecer por todas aquelas que batalharam para que chegássemos até aqui.

Por isso, se você quer felicitar uma mulher neste dia 8 de março, faça-o porque você tem orgulho da nossa resistência. Queremos ouvir mais ‘estou aqui e quero compreender a tua luta’ e menos ‘feliz dia da mulher’ com rosas e presentes.

Postado em 08 de Mar de 2020.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

What's your purpose in life? / Qual é o seu propósito de vida?

Ikigai é uma ferramenta japonesa para descoberta do seu PROPÓSITO DE VIDA. Esse texto faz parte do início desse exercício. We hope you all find what truly moves you with a little help of this article :) Enjoy!!!

Ler mais

Como surgiu o Pink October?

Aqui no The Fools um dos nossos pilares é o "Cuidado com Todos". Por isso, viemos falar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Ler mais