10 países onde o português é a língua oficial

Durante o período das grandes navegações, o português se espalhou pelos cinco continentes. Línguas crioulas de base portuguesa também se desenvolveram nessa época.

Agora vamos ver 10 países onde o Português é a língua oficial!

BRASIL (América)

Com uma população de mais de 205 milhões, o Brasil é de longe a maior nação de língua portuguesa do mundo e a única das Américas. O português é a primeira língua da esmagadora maioria dos brasileiros, com 99,5%.Ele é seguido por vários dialetos alemães, como o hunsriqueano riograndense, falado por 1,94% da população.

MOÇAMBIQUE (África)

O português é a única língua oficial de Moçambique e serve como língua franca entre os vários grupos étnicos do país. Pouco mais de 30% da população são falantes nativos de português, enquanto 65% professam fluência. A maioria dos meios de comunicação moçambicanos está disponível apenas em português e o país recebe várias estações de televisão portuguesas e brasileiras.

ANGOLA (África)

O português é a única língua oficial de Angola e 85% da população professa fluência na língua. Além disso, 75% dos agregados familiares angolanos falam o português como língua materna e as línguas bantos nativas foram influenciadas pelos portugueses através de empréstimos.

PORTUGAL (Europa)

O português é falado como a primeira língua em Portugal por quase todos os 10,6 milhões de habitantes do país.

GUINÉ-BISSAU (África)

Apesar de ser a única língua oficial, apenas 50% da população professa fluência em português. No entanto, um crioulo de origem portuguesa chamado Crioulo da Guiné-Bissau é falado por quase toda a população.

TIMOR-LESTE (Ásia/Oceania)

O português é co-oficial com o tétum em Timor Leste e foi introduzido durante o período colonial. Um pouco menos de 39% da população professa fluência em português. A língua tétum local tem sido fortemente influenciada pelo português por meio de empréstimos, e a troca de código entre as duas línguas é comum.

GUINÉ-EQUATORIAL (África)

Em 2007, o presidente Teodoro Obiang Nguema anunciou a decisão de tornar o português a terceira língua oficial do país depois do espanhol e do francês. Este foi um esforço do governo para melhorar suas comunicações, comércio e relações bilaterais com os países de língua portuguesa.

MACAU (Ásia)

Devido a uma política de dois sistemas da China em relação às regiões administrativas especiais, Macau pode manter o português como língua oficial ao lado do cantonês.

CABO VERDE (África)

A maioria dos cabo-verdianos é fluente em português a única língua oficial, um crioulo de origem portuguesa conhecido como Crioulo cabo-verdiano também é falado pela maioria da população. A educação e os meios de comunicação estão disponíveis em grande parte apenas no português padrão da Europa.

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE (África)

Em São Tomé e Príncipe, o português é de longe a língua mais falada, com cerca de 99% da população. Também se fala um crioulo de língua portuguesa chamado Forro.

Há também significativas comunidades de imigrantes falantes do português em muitos países como África do Sul, Andorra, Austrália, Bermudas, Canadá, França, Japão, Luxemburgo, Namíbia, Paraguai, Suíça, Venezuela, Uruguai e nos Estados Unidos, principalmente em Nova Jersey, Nova York e Rhode Island.

.

Postado em 22 de Jan de 2019.

Compartilhe:


Receba novidades

Continue lendo

Aprendendo 'Mandarim' vs. Aprendendo 'Chinês'

Descubra as diferenças entre esses dois termos.

Ler mais

Palavras em inglês com origem do português

Nessa lista há palavras que popularmente são conhecidas como tendo origem do português, mas tem seus poréns.

Ler mais